quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mitos e verdades sobre a caspa.

Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica tende a piorar no inverno, quando o clima frio provoca uma maior renovação celular e, por conseguinte, mais descamação do couro cabeludo. Existem diversos mitos que rondam a questão, como o de que lavar o cabelo diariamente acaba com a caspa ou o de que a caspa pode ser transmitida ao se usar o pente de uma pessoa que tenha o problema.

Lavar a cabeça todos os dias melhora a caspa?

MITO: O tratamento da dermatite seborreica deve ser feito com xampus específicos que combatam a oleosidade e a proliferação fúngica. Então, usar xampu normal todos os dias não adiantará.

O uso contínuo de xampus terapêuticos resseca os cabelos?

VERDADE: O ressecamento dos cabelos está relacionado às propriedades cosméticas e farmacêuticas de cada xampu. Porém, o seu dermatologista irá prescrever a condição ideal de uso de xampus que tratem o seu couro cabeludo sem ressecar os fios. Pode ser indicado até o rodízio de xampus durante a semana.

Cortar os cabelos melhora a dermatite seborreica?

MITO: Está comprovado que não há relação entre o tamanho do fio de cabelo e a presença de descamação. Dessa forma, cortar ou raspar os cabelos não melhora em nada a dermatite, já que é uma patologia que atinge o couro cabeludo e não os fios.

Seborreia e caspa não têm cura?

VERDADE: Não existe uma medicação que acabe definitivamente com a caspa ou com a seborreia, mas a doença pode ser mantida sob controle, obtendo-se a cura clínica através do uso de certos medicamentos.

A dermatite seborreica é contagiosa?

MITO: A dermatite seborreica é uma doença genética, constitucional, ou seja, relacionada às características do próprio paciente, não sendo transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal.

Lavar a cabeça com água quente piora a caspa?

VERDADE: Altas temperaturas aumentam a oleosidade do couro cabeludo piorando a dermatite e favorecendo, por consequência, a queda dos cabelos.

Caspa é sinônimo de falta de higiene?

MITO: A dermatite causa produção contínua de sebo, mesmo quando os cabelos são lavados. É uma doença com predisposição genética, assim como a psoríase. O necessário é uma orientação correta em relação a xampus específicos a serem usados.

Existem doenças que facilitam a presença da seborreia?

VERDADE: Algumas doenças como diabetes, AIDS, distúrbios neurológicos (como mal de Parkinson e epilepsia) e obesidade, entre outras, predispõem o indivíduo a desenvolver a doença. Nesses casos, ela é mais intensa e de difícil controle.

Estresse e descontrole psíquico interferem na seborreia?

VERDADE: Esses fatores já foram comprovados cientificamente como agravantes da dermatite seborreica em pacientes predispostos.

A dermatite seborreica pode levar à queda de cabelos?

VERDADE: A dermatite atinge o couro cabeludo e, portanto, as pessoas atingidas apresentam algum grau de queda. Estudos apontam que cerca de 72% dos indivíduos com dermatite seborreica

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img0.colmeia.blog.br/posts/full/048c5b9cd2bdb50f5fadc357cd180386.jpg&imgrefurl=http://www.colmeia.blog.br/como-acabar-com-a-caspa.html&usg=__Vq5XBwKDF7JAn-O_1FTkHEqsdao=&h=190&w=190&sz=10&hl=pt&start=147&sig2=SZUgKkZnw6WotkhpzdgPRA&zoom=1&tbnid=Cjj85-ONpMewlM:&tbnh=152&tbnw=152&ei=4oIeTte9E8fk0QH91JGVAw&prev=/search%3Fq%3Dimagem%2BGoogle%2Bcaspa%26hl%3Dpt%26client%3Dsafari%26sa%3DX%26biw%3D980%26bih%3D1208%26tbm%3Disch&itbs=1&iact=hc&vpx=173&vpy=6843&dur=4875&hovh=152&hovw=152&tx=126&ty=178&page=7&ndsp=24&ved=1t:429,r:12,s:147&biw=980&bih=1208